06. Migração venezuelana no estado de Roraima: o direito a diversidade cultural e a cidadania nas escolas municipais
Resumo
Dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) mostram que, em suma, os venezuelanos que chegam ao Brasil entram no país pelo Estado de Roraima. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar e refletir como os migrantes residentes no município de Boa Vista, no Estado de Roraima, influenciaram a educação e se eles têm seus direitos de cidadãos respeitados pelo Estado em relação aos aspectos de cidadania, identitários, linguísticos e culturais no ambiente escolar. Para tanto, realizou-se uma revisão de referências sobre migração e uma entrevista com profissionais da educação a fim de compor e fortalecer as reflexões trazidas nesta investigação. Os resultados apontaram que investir em estudos e práticas pedagógicas que olhem para os direitos dos cidadãos migrantes venezuelanos são alternativas para promoção de aspectos de cidadania, identitários, linguísticos e culturais nas Instituições de Ensino que se deparam com essa realidade, já que esses direitos estão previstos no ordenamento jurídico brasileiro, e o não cumprimento deles podem maximizar preconceitos sobre os migrantes e refugiados. Além disso, considera-se que são necessárias ações que valorizam a(s) língua(s) desses indivíduos, de modo a minimizar desigualdades e as dominâncias da língua majoritária.