29. A repetição de termos em textos argumentativos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo faz referência ao estudo da influência da oralidade sobre a escrita em textos argumentativos escolares de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O assunto é introduzido cronologicamente e seu objetivo é apresentar uma proposta sociointeracionista para o ensino de Língua Portuguesa. Como objeto de estudo, utilizaram-se os gêneros textuais argumentativos carta aberta e editorial, para que o aluno pudesse usá-los em sua realidade, isto é, publicar no jornal do mural da escola, ou na sua própria página do Facebook. O corpus da pesquisa compõe-se de textos escritos em sala de aula, produzidos após debate sobre o tema, nos quais se identificou, como marcas da oralidade, a repetição de termos, que será focalizada nesta pesquisa. Considerando as pesquisas de Koch (2018), Botelho (2002; 2012) e Marcuschi (2006; 2001a; 2001b), destacou-se a repetição sob a noção do processo de retextualização, afim de que o aprendiz pudesse, com o auxilio dos dados coletados, fazer as adaptações necessárias e convenientes da modalidade oral para a escrita. Esta pesquisa buscou comprovar o interesse dos alunos no processo de escrita a partir da compreensão e da valorização do uso que ele faz da oralidade.