4. A gramática na sala de aula: das concepções às práticas do ensino de língua portuguesa

Autores

  • SILVA, Anderson Rany Cardoso da (UFPB)
  • SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de (UFPB)

Resumo

     O presente artigo tem como objetivo elencar os principais conceitos de gramática que são divulgados e discutidos na academia e debater sobre as práticas de ensino de Língua Portuguesa envolvendo compêndios de gramática. Para tanto, partimos de uma revisão de literatura, a fim de estabelecer uma interpretação profícua e sistematizada para o objeto gramática. Nesse sentido, a construção do arcabouço teórico se serve de diferentes fontes para atender aos dois pontos que serão discutidos: conceitos de gramática e práticas do ensino de língua portuguesa. Desse modo, as discussões apoiam-se em Irandé Antunes (2007), Carlos Franchi (2006), Mário Eduardo Martelotta (2016), Maria Auxiliadora Bezerra e Maria Augusta Reinaldo (2013), Edilaine Buin (2004), Maria da Graça Costa Val (2002), entre outros que dialogam sobre práticas de ensino de língua que tenham a gramática como objeto de ensino. Os resultados apontam que a gramática pode assumir diferentes concepções a depender do ponto de vista que adotamos e que há inúmeras formas de abordagem desse objeto, desde a abordagem mais tradicional até aquela que trabalha a gramática do texto.

Palavras-chave:

Conceito de gramática. Gramática tradicional. Ensino de língua portuguesa.

Downloads

Publicado

05-12-2019

Edição

Seção

Artigos