49. As apropriações da linguagem e da literatura no Ensino Médio durante o período da pandemia”

Autores

  • MELO, Hosana da Silva de (UFT)
  • FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo (UFT)

Resumo

     A leitura e a escrita passam por diversas (trans) formações que iniciam na educação infantil, por meio dos desenhos e contação de histórias, por exemplo, até os estudos técnicos nas fases posteriores da escola. Durante a pandemia, o processo da linguagem escrita e oral sofreram algumas adaptações. A partir do exposto, possuímos como objetivo principal refletir sobre a forma de apropriação da linguagem e da literatura, sobretudo das obras canônicas, durante o distanciamento social imposto pela pandemia. A fim de responder o objetivo proposto, nos ancoramos nos conceitos trazidos por Rildo Cosson, José M. Moran, Paulo Freire, Ellen Valotta E. Borges, Cassia Regina C. Sossolote, dentre outros, que trabalham com o diálogo entre linguagem, letramento e literatura. Metodologicamente, usamos a abordagem qualitativa por permitir mesclar revisão bibliográfica, teoria, entrevistas e outros aspectos reais do cotidiano. Como resultado da pesquisa, consideramos que as multiplicidades de práxis contemporâneas possibilitam que o docente utilize, na sua prática, uma abordagem que aproxima a formação do sujeito e as obras, por conseguinte, dando a densidade ao corpus analisado.

Palavras-chave:

Linguagem. Literatura. Pandemia.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos