51. As habilidades metalinguísticas no desenvolvimento da linguagem fonológica da criança na infância
Resumo
O presente trabalho tem como interesse investigar o desenvolvimento das habilidades metalinguística no desenvolvimento da linguagem fonológica na infância tentando relacionar com a teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner (1987). A habilidade metalinguística compreende a capacidade do indivíduo pensa a própria língua, nesse cenário os processos cognitivos ligados a capacidade de leitura e escrita se referem ao processo fonológico, incluindo a memória e a consciência fonológica. A nossa busca centra-se na compreensão da relação da consciência metalinguística na aquisição da linguagem fonológica, tendo como pano de fundo o desenvolvimento dos processos cognitivos. Diante disso, trata-se de um estudo de revisão de literatura no qual utilizamos autores do campo da educação, campo da linguística e da psicopedagogia infantil. Nesse contexto nossa metodologia é de abordagem qualitativa com viés exploratório, como possibilidade de esclarecimento conceituais e metodológicos. Com isso, pretende-se articular resultados de pesquisas teóricas e empíricas desta habilidade em crianças até a fase de alfabetização escolar. Por esse motivo, acionamos campos interdisciplinares para compor nosso guarda-chuva teórico, ao entendermos a necessidade dos múltiplos olhares na prática pedagógica e no processo de ensino-aprendizagem do educando. Encontramos em estudos empíricos fermentas lúdicas que facilitam o desenvolvimento da consciência fonológica no ciclo inicial da alfabetização.