86. Estudo de caso como recurso pedagógico no ensino de produção textual

Autores

  • SILVA, Jaqueline Dias da (IFF)
  • MARCELINO, Valéria de Souza (IFF)

Resumo

     Estratégias metodológicas diferenciadas voltadas para o ensino estão sendo desenvolvidas por professores no intuito de promover uma prática pedagógica que tenha sentido para os estudantes e viabilizem acesso às bases científicas e tecnológicas das mais variadas áreas da vida cotidiana que relacionem teoria à prática. O objetivo deste artigo é apresentar uma narrativa como proposta de estudo de caso (EC). A história é parte integrante de uma sequência didática (SD) que aborda a temática do mundo do trabalho para o ensino de produção textual dos gêneros textuais Currículo e Portfólio Profissional. A proposta foi desenvolvida para turma do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2020. Para construção deste trabalho foi realizada leitura e análise sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) com base em EC, Currículo Mínimo vigente e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso foram considerados os autores: Koch (2004), Barrel (2006), Marcuschi (2006), Sá e Queiróz (2009), Barret e Moore (2011); Azevedo e Rowell, 2011; Almeida e Valente (2012), Bacich e Moran (2018). Elaborado por meio de pesquisa qualitativa e levantamento de caráter exploratório, o trabalho considerou o perfil e a realidade socioeconômica dos estudantes. Como resultado é apresentado o EC composto por uma narrativa intitulada “Miguel quer um emprego” como possibilidade de inspiração, utilização e adaptação de atividades escolares para promover o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa.

Palavras-chave:

ABP. Produção Textual. Estudo de caso.

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Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos