87. Estudo das expressões idiomáticas no livro didático de Língua Portuguesa em uma abordagem semântica
Resumo
O estudo tem como objetivo geral refletir acerca da significação e mudanças de sentidos em diversos tipos de texto do livro didático de Língua Portuguesa nos anos iniciais da educação básica pública. E entre os objetivos específicos: analisar a significação e mudanças de sentidos presentes nas expressões idiomáticas, em textos literários e não literários do livro didático do ensino fundamental. O corpus é constituído pelo livro didático de Língua Portuguesa “Tecendo linguagens”, de Oliveira e Araújo (2018), do 6º ano, adotado em uma escola da rede pública de ensino de Imperatriz-MA. A pesquisa é qualitativa e documental, e seu embasamento teórico em Semântica tem como expoentes Ferrarezi Jr. (2019) e Ilari (2019). Nesse sentido, o estudo possibilita discussão sobre como ocorre e como o professor pode melhor mediar o processo de ensino para os alunos de escolas públicas. Esta pesquisa faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEXT, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, vinculada à Linha de Pesquisa em “Linguagem, Memória e Ensino”, do Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão–GELMA. A pesquisa tem como resultado o estudo das expressões idiomáticas do gênero “causo” presente no livro didático.