107. Letramento crítico em aulas de língua estrangeira: reflexões e práticas
Resumo
O presente artigo tem por objetivo tecer considerações de a respeito do letramento crítico em contexto escolar nas aulas de Língua Inglesa do nono ano do Ensino Fundamental, por meio da apresentação de uma sequência de atividades didáticas. O trabalho surgiu das questões motivadoras: O que são letramentos na prática? O que é de fato letramento crítico? É possível fomentar e promover o letramento crítico nas aulas de língua estrangeira? A revisão de literatura foi pautada em autores que alicerçaram a fundamentação teórica, tais como: Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020), Leite (2014) e Mattos (2014). O artigo busca revisitar conceitos sobre letramentos e o letramento crítico, evidenciando o papel da escola enquanto agência de letramentos, e o do professor como o agente principal do letramento crítico nas aulas de Língua Inglesa, o estudo apontou que o letramento crítico pode e deve ser aplicado ao ensino de Língua Inglesa como mecanismo de inclusão com caráter libertador, sendo capaz de promover e instigar a criticidade discente, ampliar horizontes e contribuir de maneira intrínseca para tirar o leitor do estado de alienação.