Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Edições anteriores
Edições anteriores a 2019
Chamada/Dossiê
Normas
Compre
Adesão ao CiFEFiL
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Declaração de Direitos Autorais
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 28 n. 82 Supl. (2022)
v. 28 n. 82 Supl. (2022)
Publicado:
03-06-2022
Editorial
Editorial
Editor-Chefe da RPh
13-16
PDF
Artigos
01. A compreensão de tiras não verbais por jovens com trissomia do cromossomo 21
SILVA. Simone Neri da. ALMEIDA, Emanuelle de Souza Silva. BOARETTO, Giulia Castellani. LADEIA, Rayana Thyara de Lima Rêgo. GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida
17-28
PDF
02. A globalização das tecnologias e as suas influências na linguagem e comunicação dos alunos do Ensino Fundamental II no contexto pós-pandemia: quais as estratégias?
ROSA, Priscilla Maria Faraco. TORRES, Lidiane Silva
29-38
PDF
03. A gramática de Fernão de Oliveira: a origem da língua portuguesa e seus impactos políticos, culturais e sociais no século XVI
SILVA, Stephanie Cunha dos Santos da. KALTNER, Leonardo Ferreira
39-51
PDF
04. A literatura portuguesa na obra de Voltaire
SHIBATA, Ricardo Hiroyuki
52-68
PDF
05. A metáfora como tradução ou transbordamento de crises econômicas contemporâneas
PRADO, Thiago Martins
69-77
PDF
06. A origem da língua portuguesa sob a perspectiva histórico-comparativa
José Mario Botelho
78-92
PDF
07. A referência como influência da linguagem oral sobre a prática da escrita de textos argumentativos de alunos do ano final do Ensino Fundamental
BARBARA, Marcos de Jesus Santa. BOTELHO, José Mario
93-109
PDF
08. A terra tremerá como nunca tremeu antes: resistência e conscientização em cinco músicas do rap nativo
CRUZ, Juan Rodrigues da
110-26
PDF
09. A tragédia das chuvas em Petrópolis pelas narrativas de mulheres locais
CAMPOS, Tamara
127-39
PDF
10. A utilização do rapport como elemento motivador nas aulas de Língua Inglesa
SOUZA, Luana Moreira de. DIAS, Silvana Moreli Vicente
140-57
PDF
11. A variabilidade das orações completivas na dimensão escalar da modalidade
AMORIM, Vânia Raquel Santos. SOUSA, Valéria Viana
158-69
PDF
12. Acento lexical e gestos faciais: resultados preliminares
NASCIMENTO, Cíntia Beatriz Oliveira do. BRAGA, Emerson Viana. PACHECO, Vera
170-81
PDF
13. Algumas considerações sobre o estudo da obra de José Aras
FONTES, Adriana Gonsalves da Silva. TEIXEIRA, Maria da Conceição Reis
182-92
PDF
14. Análise de détournement no hipertexto digital
ALMEIDA, Sandy Tavares de. PEREIRA, Márcia Helena de Melo. PRADO, Anne Carolline Dias Rocha
193-202
PDF
15. Análise discursiva de enunciado de ódio nas redes sociais
ANDRADE, Francisca Veronica Feitosa. GOUVÊA, Elda Hipólito Simiema. SANTOS, Janete Silva dos. ASSIS, Lúcia Maria de
203-16
PDF
16. Análise isotópica de pregação cristã midiático digital: “A postura de Daniel”
DIAS, Sonia Gonçalves Batista. SILVA, Sueli Maria Ramos da
217-24
PDF
17. Análise linguística de capa da revista Veja: um olhar sobre os aspectos axiológicos
TELES, Ruth Aires Dias. LINO, Ana Lúcia Pinto S.. MILESI, Yeda Nayara C. do Nascimento. FUZA, Angela
225-41
PDF
18. Apenas uma ideia: crítica genética do soneto de Pedro Lyra
RANGEL, Ingrid Ribeiro da Gama
242-51
PDF
19. Aprendizagem de língua estrangeira com certificação de garantia
FREITAS, Darlene Rodrigues de
252-65
PDF
20. Aspectualização de perífrases com o verbo de movimento “chegar”: uma proposta didática para o ensino da auxiliaridade verbal no português do Brasil
ROCHA, Nayara Crisley Barreto Brasil Farias. SOUSA, Valéria Viana
266-80
PDF
21. Combates em favor do português: glotopolítica no Brasil em perspectiva historiográfica
ZILIO-PASSERINI, Thiago
281-98
PDF
22. Conceptualizações sobre a morte entre jovens enlutados em decorrência da COVID-19: um estudo em Vitória da Conquista, Bahia
SANTOS, Igor Andrade. WATARAI, Felipe
299-311
PDF
23. Conexões entre linguística e cibercultura no ensino de língua portuguesa: substantivo, adjetivo (nomes) e verbo – proposta de criação de material didático
NETO, Antonio Cilírio da Silva. SILVA, Marilene Souza da. ALMEIDA, Vanessa Nascimento. MARQUES, Aldenice da Silva. COSTA, Bruno da Silva da. FERNANDES, Jonas Lima
312-28
PDF
24. Construcionalização com dar: um olhar para o verbo suporte e para as expressões idiomáticas
PIRES, Patrícia de Carvalho. ANDRADE, Amanda Moreno Fonseca de. SOUSA, Valéria Viana
329-40
PDF
25. Corpos monstruosos no romance “bom-crioulo”
FORTUNA, Daniele Ribeiro. LIMA, Jacqueline de Cassia Pinheiro. COELHO, Simony Ricci. CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira
341-56
PDF
26. Covid-19: discursos polêmicos sobre a obrigatoriedade vs. (des)obrigatoriedade do uso de máscara – análise de textos jornalísticos
SILVA, Marcelo Eduardo da. SILVA, Sueli Maria Ramos da
357-71
PDF
27. Das ideias ao projeto de monografia: caminhos de descobertas e de construção do conhecimento
SILVA, Brena Maria da Rocha. VARELA, Leodécio Martins
372-90
PDF
28. Desenvolvimento da linguagem sobre os aspectos fonológico, semântico, morfossintático e pragmático de 2 a 3 anos
WILLIAM, Elizabeth Matilda Oliveira. DENUCCI, Moniki Aguiar Mozzer. SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de. MOREIRAS, Leonard Barreto
391-404
PDF
29. Desenvolvimento neurolinguístico de crianças com transtorno do espectro autista: pensando projetos lúdicos no Ensino Infantil
PROTTES, Lara de Amorim D’Avila. TORRES, Lidiane Silva
405-17
PDF
30. Do Schola Aquitanica (1583) ao racionalismo iluminista: ensino de Latim, do Humanismo Cristão ao período secular na França
SANTOS, Melyssa Cardozo Silva dos. KALTNER, Leonardo Ferreira
418-26
PDF
31. Endoculturação das pregações protestantes midiáticas: uma análise na perspectiva antropológica
DIAS, Sonia Gonçalves Batista
427-42
PDF
32. Ensino Médio Profissionalizante: uma construção conceitual sob um olhar crítico-reflexivo
MAIA, Israel de Paula. SILVA, José James Torres da. SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da
443-51
33. Escrita de si e loucura: narrativas, corpo e emoção
OLIVEIRA, Mariana Lamenha Farinha de. FORTUNA, Daniele Ribeiro
452-62
PDF
34. Escritas do eu em tempos de caos: uma experiência de leitura e escrita nos anos finais do Ensino Fundamental II
NICOLINI, Patrícia Peres Ferreira. MARTINS, Analice de Oliveira
463-81
PDF
35. Estratégias de planejamento no processo de construção de resenhas acadêmicas
PRADO, Anne Carolline Dias Rocha. PEREIRA, Márcia Helena de Melo. ALMEIDA, Sandy Tavares de
482-92
PDF
36. Estudo das preposições: desde e desde de amplia conhecimento da língua em uso
ANJOS, Jane Silva dos. Jorge Augusto Alves da Silva
493-507
PDF
37. Estudo do “êxito” escolar no Instituto Federal de Alagoas, Campus Santana do Ipanema
RODRIGUES, Adóbson Melo. QUINTELA, Ana Lívia Ritir. SANTOS, Odair José Silva dos
508-20
PDF
38. Funcionamento de linguagem e trissomia do cromossomo 21
PAZ, Nayra Marinho Silva. GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida
521-30
PDF
39. Insularismo: a prosa de Antônio S. Pedreira como valorização e redimensionamento do olhar sobre a identidade nacional de Porto Rico
OLIVEIRA, Beatriz Sousa Cunha. ARAÚJO, Nerivaldo Alves
531-36
PDF
40. “Jubiabá” na perspectiva dos estudos lexicológicos: considerações iniciais
SILVA, Luana Cristine da. TEIXEIRA, Maria da Conceição Reis
537-45
PDF
41. Leituras do social a partir do projeto “Poéticas do Ser-Tão”
SANTOS, Cristian Luan dos. ANTONIO, Leonardo Siqueira. SANTOS, Odair José Silva dos
546-57
PDF
42. Leitura do texto ‘Erro de português’, de Oswald de Andrade pelo viés dos atos de fala, de John Searle
BARBOSA, Noelma Oliveira. CARVALHO, Wiliana Carneiro
558-68
PDF
43. “Madame Satã”, de Karim Aïnouz: imagem, margem, o negro no cinema
SILVA, Matheus do Nascimento. SANTANA, Gilberto Freire de
569-77
PDF
44. Metaplasmos nas histórias em quadrinhos do Chico Bento: uma análise sobre a variação linguística
FONTES, Heloisa Helena Pereira. GONÇALVES, Lilia Aparecida Costa. VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa
578-93
PDF
45. Multiletramentos na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das propostas do Grupo Nova Londres e seus reflexos na BNCC de Língua Portuguesa
AMORIM, Marina Martins Pinchemel. PEREIRA, Márcia Helena de Melo
594-603
PDF
46. narrativas das memórias do mundo do trabalho na educação profissional: da invisibilidade ao destaque
OLIVEIRA, Shirlene Bemfica de. OLIVEIRA, Nathalia Emanuele. OLIVEIRA, Thaís Ellen Romualdo de
604-22
PDF
47. Nas terras do Tijuco: resistência frente ao racismo estrutural em “Xica da Silva”, de Cacá Diegues
CRUZ, Júlio Lopes. SANTANA, Gilberto Freire de
623-34
PDF
48. O desaparecimento dos rituais da literatura na visão do filósofo contemporâneo Byung-Chul-Han: uma análise descritiva no mundo contemporâneo
TEIXEIRA, Peterson Gonçalves. CORREA, Jackeline Barcelos. SOUZA, Amaro Sebastião Quintino de. NASCIMENTO, Crisóstomo Lima do
635-49
PDF
49. O dialético amor como estrutura de proteção no Livro I e IV da “Eneida”
LOURENÇO, Morgana Martins dos Santos. KALTNER, Leonardo Ferreira
650-60
PDF
50. O ensino literário na escola: diálogos entre o letramento literário e a formação de leitores
LIMA, Vanessa Alencar de. FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo
661-77
PDF
51. O letramento na alfabetização de alunos com deficiência visual: uma análise ao desenvolvimento social e linguístico
PEREIRA, Mariana Nogueira. SILVA, Cristiana Barcelos da. MOURA, Sérgio Arruda de
678-88
PDF
52. O livro, a literatura e a criança: recortes de uma inter-relação que propõe o protagonismo literário
BARROS, Caroline dos Santos Florentino de. Ingrid Ribeiro da Gama Rangel
689-97
PDF
68. Transgressão e emancipação: a representação erótica feminina na poética de Gilka Machado
BARROS, Vitória Stefany Lima. LIMA, Lilian Castelo Branco de
900-909
PDF
53. O papel da multimodalidade na construção da interatividade digital: uma análise de dois vídeos do canal “Descomplica”
SILVA, Natalia Brito. GRAÇA, Beatriz. MIRANDA, Maíra Avelar. BARBOSA, Adriana Fernandes
698-714
PDF
54. O pensamento linguístico de Ernesto Faria, à luz da Historiografia da Linguística (HL)
KALTNER, Leonardo Ferreira
715-25
PDF
55. O processo da (inter)subjetividade em um corpus escrito – redações modelo ENEM
ANDRADE, Amanda Moreno Fonseca de. PIRES, Patrícia de Carvalho. SOUZA, Valéria Viana
726-36
PDF
56. o programa “Fêmea” na imprensa baiana: Filologia, acervo e memória
SILVA, Andressa Barreto. SOUZA, Débora de
737-51
PDF
57. O romance policial na construção da aprendizagem juvenil a partir da série Lupin
ALVES, Daise. MATEUS, Andrea Martins Lameirão. OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de
752-70
PDF
58. O uso do pronome a gente e as mulheres quilombolas de Rio das Rãs: uma abordagem sócio-histórica
GUIMARÂES, Maria Aparecida de Souza. SILVA, Jorge Augusto Alves da
771-82
PDF
59. O uso do Whatsapp como instrumento para o desenvolvimento da habilidade comunicativa em língua inglesa durante a pandemia do Coronavirus
MARDEGAN, Roberta Dias. SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de
783-91
PDF
60. Os quatro eixos de ensino em uma proposta de sequência didática com o gênero textual biografia romanceada
OLIVEIRA. Manuella Carvalho
792-809
PDF
61. Pierre Levy e Cibercultura: novas perspectivas de ensino e de construção de gramáticas na Educação Básica
MACHADO, Eliane Miranda. OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de
810-20
PDF
62. Religiosidade no discurso de Sinhozinho de Bonito-MS: análise semiótica da oração “Estrelinha do Céu”
DRUMOND, Maria do Carmo Souza
821-37
PDF
63. Renovação lexical na pandemia
LINO, Ana Lúcia P. da Silva. ANDRADE, Karylleila dos Santos
838-54
PDF
64. Sá de Miranda e a arte militar
SHIBATA, Ricardo Hiroyuki
855-67
PDF
65. Sentidos da palavra senhor em cartas régias portuguesas: o poder administrativo do senhor de escravos brasileiro
FERRAZ, Liliana de Almeida Nascimento. SOUZA, Graciethe da Silva de. SANTOS, Jorge Viana
868-78
PDF
66. Tecnologia e linguagem: reflexões acerca da maleabilidade da comunicação nas redes sociais digitais
ROBLES-LESSA, Moyana Mariano. NOVAIS, Alinne Arquette Leite. COSTA, Carlos José de Castro. SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de
879-89
PDF
67. Tecnologias na educação: perspectivas conceituais e discursivas da evolução do ensino
LIMA, Luís Alberto Libânio. FEITOZA, Marcondes Coelho. SILVA, Marcone Pereira da. SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da
890-99
PDF
69. Um estudo sobre a Educação Infantil enquanto etapa de alfabetização, letramento e desenvolvimento linguístico: a prática dos campos de experiência na garantia dos direitos de aprendizagem
PEREIRA, Mariana Nogueira. SILVA, Cristiana Barcelos da
910-21
PDF
70. Um olhar sobre a educação profissional: concepções discursivas de um ensino híbrido
ARAÚJO, Regina Dias. SANTOS, Edinho Benésio. REIS, Décio Dias dos. SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da
922-31
PDF
71. Uma análise verbo-gestual de ocorrências metafóricas do dêitico locativo-espacial “here” em dados multimodais
SANTOS, Victor Lima dos. ALVES, Caique Souza. AVELAR, Maíra
932-44
PDF
72. Uma proposta multimodal e cognitiva de análise de videoaulas: os articuladores multimodais em interações
PIRES, Ane. LISBOA, André. AVELAR, Maíra
945-61
PDF
73. “Vazante”, de Daniela Thomas: discursos e representações do negro no cinema brasileiro
PEREIRA, Pedro Wildemberg Ribeiro. SANTANA, Gilberto Freire de
962-72
PDF
74. Verbo suporte “haver” no português brasileiro em uma perspectiva construcional
MOURA, Bismarck Zanco de
973-87
PDF
75. Vicissitudes da literatura e da vida real: um relato de experiência com os doze trabalhos de Hércules
NINK, Ivonete Soares
988-1003
PDF
76. Whatsapp: ferramenta exitosa para o ensino remoto da língua portuguesa
NICHIDA, Mirian. SOUSA, Paula Jucá de. RODRIGUES, Fernando Morais
1004-15
PDF
Texto Completo
Texto Completo
1-1015
PDF
Indexadores
Indexadores