8. Caminhos decoloniais e práticas de transletramento: Trajetórias educacionais e políticas linguísticas para integração cultural no Brasil e no Benin

Autores

  • LEAL, Leiva de Figueiredo Viana (UFMG)
  • NOUATIN, Gbènoukpo Gérard (CEFET-MG)
  • PARREIRAS, Vicente Aguimar (CEFET-MG)

Resumo

     Este artigo discute trajetórias educacionais e políticas linguísticas no Brasil e no Benin, abordando desigualdades sociais e linguísticas em contextos educacionais pós-coloniais. A partir das teses de Leiva Leal e Gérard Nouatin, apresenta-se uma análise comparativa entre os dois países para examinar como o sistema escolar pode perpetuar ideologias limitantes para a emancipação dos sujeitos. Propõe-se a adoção de práticas de transletramento e uma perspectiva decolonial, que valorizam as experiências culturais locais e buscam promover uma integração cultural inclusiva e equitativa nas políticas educacionais. Com base na teoria de Bourdieu, o conceito de habitus é explorado para compreender a reprodução de desigualdades, enquanto se aponta para intervenções que possam romper com essa lógica, reconhecendo a diversidade linguística e cultural dos estudantes.

Palavras-chave:

Decolonialidade. Transletramento. Desigualdade educacional.

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Publicado

20-12-2024

Edição

Seção

Dossiê